Sci. et al. News

Chamada pública visa expandir e consolidar o Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), a partir do fomento a propostas de pesquisa de alto impacto científico, para solução dos grandes desafios nacionais
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) acaba de lançar a Chamada Pública Nº 46/2024, que visa expandir e consolidar o Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT). Com um investimento total de R$ 1,56 bilhão, a chamada convida instituições de pesquisa a submeterem propostas de projetos que busquem soluções para os grandes desafios nacionais, com foco em áreas estratégicas como inteligência artificial, mudanças climáticas, biotecnologia, entre outras.
A chamada pública conta com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Ministério da Saúde (MS) através do Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além de Fundações de Amparo à Pesquisa dos estados de São Paulo (FAPESP), Rio de Janeiro (FAPERJ), Minas Gerais (FAPEMIG) e Espírito Santo (FAPES).
Os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) são redes de pesquisa interdisciplinares, que integram diversas instituições com o objetivo de gerar avanços científicos e tecnológicos. As propostas devem ser de alto impacto e mobilizar grupos de pesquisa de excelência, promovendo, além de inovação, a interação com o setor produtivo e a sociedade. Além disso, o programa busca criar um ambiente favorável à formação de novos pesquisadores e a disseminação de conhecimento.
Um dos diferenciais desta chamada é o forte incentivo à colaboração internacional, permitindo que os projetos estabeleçam conexões com grupos de pesquisa de outros países. Essa abordagem visa não só aumentar a produção científica e tecnológica, mas também garantir maior visibilidade global para os pesquisadores brasileiros.
O prazo para submissão de propostas vai até 9 de dezembro de 2024, com os resultados preliminares esperados para março de 2025. As instituições interessadas deverão demonstrar capacidade de articulação e apresentar planos de trabalho com metas mensuráveis, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e para a solução de problemas de relevância nacional.
Para mais informações, acesse a chamada CNPq/SECTICS/CAPES/FAPs Nº 46/2024 – Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCT